29 de março de 2012

6 anos....

Hoje meu menininho o 2° completa 6 aninhos,como passa né,lembro dele tão pequenino no meu colo,tão indefeso,hoje já um mocinho,independente,carinhoso...deixo aqui minha homenagem...

 Hoje é seu aniversário. Dia lindo! Há alguns anos atrás, num dia igual a este e que me parece tão próximo, recebi você nos meus braços. Pequeno e indefeso; chorãozinho e carente de carinhos. Foi um dia de grande alegria.Meu coração está em festa hoje é seu aniversário. Dia lindo! Há alguns anos atrás, num dia igual a este e que me parece tão próximo, recebi você nos meus braços. Pequeno e indefeso; chorãozinho e carente de carinhos. Foi um dia de grande alegria.

Desejo, filho, que seus caminhos sejam sempre percorridos sem quedas, sem desatinos; Que o sucesso esteja sempre na luz que lhe ilumina; Que seus objetivos sejam eles profissionais ou afetivos sempre se realizem; Que o mundo lhe sorria com sua benevolência; que seus amigos sejam sempre os melhores amigos lhe amparando e lhe recebendo todas as vezes que precisar deles; Que os ramos da árvore da vida que você planta agora lhe produza frutos saborosos e dos quais você se orgulhe de os haver plantado; 

Desejo que todos os seus sonhos possam se realizar e que jamais 
a tristeza se aproxime de você e se isso acontecer, 
peça ajuda ao nosso Deus. 

Ele nunca nos abandona. Feliz aniversário,meu pequeno príncipe!



24 de março de 2012

As novidades...

Oi meninas fiquei um tempo sem postar no blog,devido a correria,bom como disse em outro post,estava nos preparativos do niver da minha princesinha que aconteceu dia 04/03 a festa ela fez 1 aninho no dia 27/02,depois vou fazer um post especial falando como foi,e posto as fotos...
Bom nesse post vou falar um pouco sobre Adaptação escolar....


ADAPTAÇÃO ESCOLAR: ENFRENTANDO O NOVO 
A adaptação é um processo contínuo de mudança, crescimento, desenvolvimento e amadurecimento. 
Marcado por encontros e desencontros é o momento em que a criança e seus pais passam a criar novas relações afetivas com um novo grupo que se encontra na sociedade: o início da vida escolar da criança. Acontece, a partir de então novos relacionamentos e favorece que a criança construa um mundo social mais amplo.

Mas o que fazer quando essa adaptação é difícil?
Bom gente tá ai uma pergunta que me fiz muito esses meses...Meu filho Pedro Henrique (o 2°),foi para escolinha desde os 2 aninhos,o começo foi bem complicado por ele ser bebê ainda era muito apegado a mim,mas logo se acostumou,depois foi para a EMEI e se adaptou muito bem,estava super ansioso para a sua ida pra 1° série,apesar de tão novinho ainda com 5 anos teve que sair já que pela rede pública crianças que fazem aniversário até 31 de Março tem que ir para a primeira série e as que fazem depois continuam na EMEI,então como ele faz dia 29 teve que ser assim!
Bom já tenho um filho que está na 2°série e que se adaptou muito bem,era pra ele ir pra mesma escola que é dá prefeitura e muito boa por sinal,mas infelizmente ele caiu em uma escola municipal de ensino péssimo...Muitas mães reclamam dessa escola,eu estudei lá a 1°série e tb tive o mesmo problema de adaptação,estudei a 4°série na outra aonde o meu mais velho estuda e adorava o ensino era muito bom...
Bom no primeiro dia já não gostei muito deixei meu filho na porta e a inspetora disse pra ele vai pra sua sala!Como assim!Era o primeiro dia dele e ele não sabia aonde era a sala ,muito menos a professora,embora eu tivesse falado pra ele o nome dela,ele não conhecia a escola,muito menos aonde era a sala,ele ficou com a carinha de perdido,olhando de um lado pro outro,muito assustado,ai indaguei ela,fale:- como ele vai pra sala se não conhece ainda a escola????E detalhe ela estava falando isso para todas as crianças novas que chegavam...imaginem todas perdidas,algumas chorando,com medo,ela ficou sem graça,ai mandou eles encostarem e esperar que ela levaria cada um....Bom no segundo dia ele até foi bem,mas nos outros,era um berreiro,pensa em uma criança desesperada,grudou em mim,tive que levar ele praticamente arrastado pra dentro da escola,e foram assim todos os dias,conversei bastante com ele,que reclamou do tratamento da professora,e de um menino que bateu nele enquanto ele estava comendo,questionei a diretora,que disse não podia fazer nada,que não sabe o porque ele estava om medo,me mandou até colocar ele na perua escolar que isso iria resolver,vê se pode....Bom,mas graças a Deus consegui fazer a troca dele de escola,ele foi para a mesma escola do irmão,e olha a diferença,ele começou essa semana,e no primeiro dia de aula dele,a inspetora deixou os pais levarem as crianças na sala,bom na outra escola ele nunca tinha feito lição,a professora só passava desenho e quando questionada disse que a primeira série seria assim,bom na nova escola ele veio com duas folhas de caderno de lições,fez o cabeçário,escreveu o nome ,e muitas palavras com desenhos para colorir,mas incentivando a escrita,nessa semana teve aula de inglês,educação física,rezam quando chegam além de cantar uma musiquinha para agradecer o sol,o dia,os amiguinho,teve aula de computação,que diferença,né?Bom ele está adorando e não tive nenhum problema,até me pergunta se vai demorar muito pra ir...Muito bom uma escola que incentiva,lembrando que nós pais também devemos incentivar,ajudar e ensinar...


CONCLUSÃO

Pode-se concluir que a adaptação é uma situação de muito estresse dependendo do caso, tanto para os pais, como para as crianças e de certa forma para os professores. A decisão de colocar o filho na escola ou creche tem que ser muito bem pensada. Os pais têm que estar muito seguros desta atitude. Eles devem estar prontos, pois terão que se manter firmes, não deverão em hipótese alguma se arrepender e voltar atrás, pois esta atitude resultará em danos tremendos à criança.
Toda situação nova, tanto para as crianças como para os adultos é uma posição incômoda, pois tira o indivíduo da sua zona de conforto. Enfrentar o desconhecido é sempre uma condição estressante independente da idade.
Quanto ao professor, este deve estar proporcionando um ambiente agradável e acolhedor com atividades lúdicas e prazerosas as quais supram o processo de separação vivido pela criança, e que estimule a sua individualidade e socialização, como músicas e danças, jogos e brincadeiras, histórias dentre outras, dessa forma o professor irá conquistar a confiança da criança e conseqüentemente facilitará o processo de adaptação e socialização da mesma, principalmente em se tratando da pré-escola.
Bom a minha conclusão é que temos que investigar qualquer recusa dos nossos filhos,temos que questionar e não havendo uma melhora,procurar uma mudança...para que a criança tenha o prazer de estudar e que isso não se torne um problema!

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